quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NOSSO MINISTÉRIO EM MOÇAMBIQUE

        QUEM SOMOS
“E como crerão naquele de quem nada ouviram?
E como ouvirão se não há quem pregue?
E como pregarão se não forem enviados?”
 (Rm 10:14-15).
"O qual [Cristo] nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim"   (Cl 1.28-29).


 













Roberto Renato Welzel é brasileiro, natural de Toledo - PR e casado com Deila Nascimento Welzel. Membro da Igreja Evangélica Livre de Toledo, e missionário AMEL – Associação Missionária Evangélica Livre e   MIAF - Missão para o Interior da África.
Pastor, formado pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida (1986), com mestrado  em Missões e Evangelismo pelo Trinity Evangelical Divinity School(2002). Serviu como pastor por 27 anos e também como presidente da AMEL por 5 anos.
Teve um encontro transformador com Cristo aos 16 anos e, desde então, sua maior alegria tem sido servir ao Senhor ao ponto de entender que este era o modo pelo qual o Senhor o estava chamando ao ministério de tempo integral.
Foi ordenado ao ministério em Dezembro de 1986, e pastoreou a Igreja Evangélica Livre de Palotina-PR por sete anos e a Igreja Evangélica Livre de Toledo-PR por 20 anos. Ao longo dos anos a vocação missionária foi sendo desenvolvida em seu coração, e assim começou seu envolvimento através da participação e organização de conferências missionárias, viagens de curto prazo (Ilha das Peças-PR, Sertão Nordestino, Haiti, Moçambique, Egito) e presidência da AMEL.
Deus na sua graça concedeu três filhos ao casal Roberto e Deila: Jonathan (26), Roberto Filho (25) e Hadassa (23), os quais ficarão no Brasil, e estão apoiando alegremente os pais neste projeto.

Deila Nascimento Welzel, natural de Jataí  – GO, é casada com Roberto R. Welzel e membro da Igreja Evangélica Livre de Toledo desde 1993. É missionária pela AMEL - Associação Missionária Evangélica Livre e MIAF - Missão para o interior da África. Nasceu em lar evangélico e converteu-se a Cristo na infância. Na sua adolescência Deus já tinha colocado no seu coração o desejo de servi-lo de tempo integral,  o que a levou ao seminário.
Antes, porém, cursou o Magistério e logo em seguida foi para o Seminário Bíblico Palavra da Vida Seminário, onde cursou Educação Cristã (licenciatura - 1982) e também conheceu o seu marido.  Concluído o treinamento teológico, trabalhou como educadora cristã por três anos nas Igrejas Presbiterianas de Quirinópolis-GO e Jataí-GO, antes de casar-se. Também fez o curso de liderança da APEC, visando capacitar-se melhor para o ministério infantil, treinamento de professores de EBD, e adolescentes.
Desde 1986 tem servido ao Senhor com seu marido, envolvendo-se em diferentes ministérios como: treinamento de professores de EBD, ensino, discipulado, ministério feminino, entre outros. Ambos desejam servir o Senhor na África, através do Projeto Moçambique.
“...antes como está escrito: Hão de vê-Lo aqueles que não tiveram notícias dEle e compreendê-Lo os que nada tinham ouvido Seu respeito...” ( Rm 15.21).


PARA ONDE IREMOS: Beira, Moçambique (n. 2 no mapa) 




Moçambique é um país da costa oriental da África, limitado a norte pela Zâmbia, Malaui e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul, Suazilândia e Zimbábue.
Com 3.000 quilômetros quadrados, abriga em seu território, uma população de pouco mais de 20 milhões de pessoas que estão divididas em 40 grupos étnicos. Dentre esses grupos existem outros subgrupos que se diferenciam por seus dialetos e culturas. 
A língua oficial é o português de Portugal, além de muitas outras faladas por diferentes grupos étnicos. A população é essencialmente religiosa, assim distribuída, de acordo com o Instituto de Estatística (censo de 2007):
 · 28% - Católicos
 . 27% - Protestantes (pentecostais, não pentecostais e seitas)
                               .   18% - Muçulmanos (imigrantes do sul da Ásia)
                               .   27% - Não professam nenhuma religião

Porém, os líderes religiosos especulam que uma proporção significativa dos que não professam nenhuma crença, na verdade pratica alguma forma de religião tradicional africana (uma categoria que não incluída no censo de 2007), o que inclui culto aos mortos, procura de curandeiros, fora e dentro das igrejas. Portanto, o sincretismo é um grande desafio para o Evangelho. Onde vemos 27% de protestantes, devemos considerar que Testemunhas de Jeová, Mórmons, Igreja de Sião e outras seitas estão incluídas.
Outro grande desafio para o evangelho em Moçambique é o paternalismo. “Historicamente o país foi colonizado por Portugal e essa relação de dependência é antiga. Quando houve guerra para libertar de Portugal e a independência em 1975, seguiu-se uma guerra civil até 1992. A guerra alimentou o paternalismo, pois faltava tudo e evangelho era sinônimo de um trabalho social forte. Alguns pastores naquela época enriqueceram desviando doações de roupas e comida para as igrejas. Houve muita corrupção. Infelizmente não se muda essa visão da noite para o dia. Portanto, os dois grandes desafios para o evangelho em Moçambique são o paternalismo e o sincretismo.  A forma de combater o sincretismo é o ensino” (Maura Juçá Manoel, mestre em educação, e professora em Moçambique por 20 anos).


ONDE SERVIREMOS: Instituto Bíblico de Sofala (IBS)
“A forma de combater o sincretismo é o ensino”.



Em 2013, o IBS completa 25 anos de ministério na cidade de Beira. Foi fundado pela MIAF, visando à formação de uma liderança fundamentada na Palavra, capaz de interpretá-la e aplicá-la para edificar uma igreja Cristocêntrica que possa plantar outras. Atualmente conta com 119 alunos e 20 professores, sendo 17 nacionais e 4 estrangeiros, vindos de diferentes países. Cada professor estrangeiro (nosso caso) é um missionário que precisa levantar seu próprio sustento, ou seja, ele não recebe para ensinar no IBS.
  
Os cursos oferecidos:
Bacharel em Teologia (4 anos) – um dos três seminários do país que oferece o curso;
Médio em Teologia (3 anos);
Básico de Teologia (2 anos);
Elementar de Teologia (1 ano); 
Curso de Formação de Professores de Crianças (1 ano);
Curso Bíblico de Extensão (ETE);
Curso por Correspondência,  Cursos de informática, inglês, corte e costura, culinária, etc.
Para o nível de Bacharel em Teologia há a maior dificuldade de professores. No ano de 2013 há somente 6 professores (4 estrangeiros e 2 moçambicanos). Porém, só um estrangeiro ficará para 2014. Daí o nosso desejo de seguir para Moçambique em junho de 2014.

A Carência de treinamento teológico
O IBS é um centro importantíssimo que irradia a Palavra de Deus na região central e costeira de Moçambique, preparando os atuais e futuros líderes da igreja de Cristo no país.  Ao sul temos a capital Maputo que concentra o maior número de escolas teológicas.
“O IBS ainda necessita de professores missionários, pois desta maneira consegue oferecer cursos com mensalidades acessíveis. Finanças é uma limitação real para os irmãos que têm desejo de aprender a Palavra, mas não se matriculam com medo de não conseguir pagar as mensalidades” (Maura Manoel Juçá, Mestre em educação, autora do livro: Currículo Teológico no Contexto Africano)    
Centenas de pastores, professores e obreiros  já foram treinados no IBS ao longo dos 25 anos de sua história e estão espalhados dentro e fora de Moçambique e, pela graça de Deus, realizando ministérios frutíferos em suas igrejas e comunidades.


     O QUE FAREMOS

Objetivo Geral - Cientes das nossas limitações, mas confiantes na capacitação de Deus, desejamos servir a Igreja Evangélica em Moçambique, mais especificamente no treinamento teológico de pastores, missionários e obreiros, visando uma sólida formação teológica, ministerial e de caráter cristão, para que eles possam anunciar Cristo e fazer novos discípulos em Moçambique e muito além.

Objetivos Específicos

Ensino teológico - Ajudar na formação de pastores, missionários e líderes de Igrejas com capacidade de compreender as Escrituras como um todo, mas também e aplicá-las ao contexto em que vivem e ministram, para que o Evangelho transforme efetivamente vidas, povos, sociedades, refletindo assim o Reino de Deus.
Discipulado /Treinamento de líderes – Desejamos envolver-nos com a vida dos alunos e irmãos da igreja local, visando à formação do caráter cristão, desenvolvimento de dons e habilidades ministeriais, através de uma experiência com Deus e Sua Palavra, em comunidade.
Usar nossos dons e experiência missionária para solidificar nos alunos uma visão missionária para que eles alcancem os povos em Moçambique e outros países.
           
QUANTO TEMPO SERVIREMOS EM MOÇAMBIQUE

O Projeto Moçambique terá duração de 8 anos (2 períodos de 4 anos) sendo as etapas:

- Três semanas no Quênia, na base da MIAF para instrução aos novos missionários sobre cultura e religiosidade em junho de 2014.
- Quatro anos servindo ao Senhor no IBS.
Retorno ao Brasil, junho 2018.
Retorno para Moçambique, junho 2019
Retorno ao Brasil, junho 2023.

O INVESTIMENTO FINANCEIRO
O Projeto Moçambique tem um custo de U$ 3.250,00/mês ou R$ 7.480,00.
Além disso, há necessidade dos recursos para saída do Brasil: passagens aéreas, curso de  orientação da MIAF no Quênia, e instalação em Moçambique, totalizando aproximadamente U$ 12.500.00 ou R$ 28.500,00.
Caso você entenda que o nosso projeto é uma oportunidade para investir no reino de Deus, entre em contato conosco pelo e-mail: rrwelzel2000@yahoo.com



NOSSOS DESAFIOS IMEDIATOS

Estabelecer relacionamento com Igrejas locais e, com a graça de Deus, ajudá-las a ampliarem a sua visão missional através da pregação e da Palavra e da apresentação do Projeto Moçambique;
Reunir parceiros de oração que se assumam um compromisso sério em interceder por nossas vidas, pelos alunos do IBS, pela igreja de Moçambique de modo geral para que ela cresça em profundidade espiritual;
Mobilizar parceiros fiéis que contribuam financeiramente com o Projeto Moçambique proporcionando os recursos para que possamos fazer a obra do Senhor.

Se você deseja ser parte desse ministério entre em contato conosco:

Roberto Renato Welzel ou Deila Nascimento Welzel
Projeto Moçambique: Uma Igreja Cristocêntrica entre todos os povos africanos.
AMEL - Ass. Miss. Evangélica Livre/ MIAF – Missão para o Interior da África
Tel: +55 0XX (45) 9976-2181/ +55 0XX (45)3378-3668/ Toledo – Pr.

 Skype: rrwelzel2000

Nenhum comentário: