sábado, 10 de janeiro de 2009

DARFUR - À espera do Salvador!

Este foi o tema da reportagem de capa da Revista Veja de 24 de dezembro de 2008.
Mais uma vez vemos a mídia secular levantado questionamentos sobre a incongruência da existência do Deus da Bíblia com a miséria, a barbárie tão bem retratada nas histórias contadas por pessoas da região de Darfur, no Sudão.
Se por um lado o povo está à espera do Salvador, por outro lado o articulista Reinaldo Azevedo diz que “a piedade cristã se ausentou de todos esses palcos [Auschwitz, Gulag, Darfur] da barbárie”. Esta é apenas uma parte, equivocada, ao meu ver, da resposta. Se de fato, a piedade cristã tivesse se ausentado totalmente (e assim o Deus que a motiva), não haveria mais mundo, nem seres humanos para registrarem a história. Não haveria sinais da graça e da salvação de Deus nos quatro cantos da terra, demonstrados em histórias de transformação de vidas e circunstâncias, não contadas por nenhuma mídia (os projetos de reconstrução nas áreas afetadas pela tsunami no Siri Lança e Indonésia, levados a cabo por instituições cristãs, só para mencionar um exemplo). Acrescente-se a isso, o fato de que a História ainda não terminou. Julgar Deus como culpado pelo mal existente no mundo, é como julgar o diretor de um filme por uma ou duas cenas que não gostamos ou não entendemos, antes de assistir todo o filme. Deus ainda não terminou sua obra e o final será de “cair o queixo”.
Mas, é verdade, os povos da região de Darfur ainda estão à espera do Salvador. E neste aspecto, nós como igreja precisamos tomar iniciativas. Darfur significa “terra de fur”, cuja etnia representa 40% da população de 6 milhões na região. O povo fur é 100% muçulmano sunita e animista, nunca ouviram falar de Jesus, não tem (até onde sei) nenhuma porção da bíblia traduzida e nenhum missionário trabalhando na área. É um desafio de proporções gigantescas, mas este povo não tem sido esquecido por Deus. Ele está agindo, mesmo que você não saiba como. O povo fur também não tem passado despercebido do povo de Deus. O que você pode fazer de imediato, é comprometer-se a orar sistematicamente pelo nascimento de uma igreja cristã forte e saudável em meio a este povo. Você pode mobilizar os irmãos da sua igreja para orar por este (e outros) povos. Irmãos, vamos em frente porque o Espírito Santo é aquele que fortalece, consola e guia a igreja do Senhor Jesus na sua jornada missionária, num mundo caído, mas amado por Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

modality narrow disagreement obscured sortinggive guard hirtle capturing literatures council verdanabi
semelokertes marchimundui